quarta-feira, 13 de junho de 2012

Microsoft é obcecada pela Sony, diz Peter Molyneux



O criador de Fable e ex-funcionário da Microsoft, Peter Molyneux, afirmou que a fabricante do Xbox 360 é obcecada pela Sony, acompanhando extremamente de perto e preocupando-se com todo e qualquer anúncio para o PlayStation 3. Segundo ele, a grande quantidade de FPSs exclusivos para o console preocupa os executivos de sua antiga empregadora.

Isso, porém, não significa que a Sony esteja em bons lençóis. Segundo Molyneux, as desenvolvedoras exclusivas são a grande salvação do PlayStation 3, mas uma constante pressão pelo lançamento de grandes games e reduções de custos podem acabar minando a criatividade na plataforma.

Voltando à Microsoft, Peter Molyneux criticou a falta de suporte da empresa aos jogadores de PC. O designer afirmou ter ficado impressionado com a ausência de citações ao Windows 8 durante a E3 2012 e opina que a ausência de inovações pode acabar fazendo com que os jogadores migrem de plataforma. Por outro lado, a Smart Glass foi uma das novidades elogiadas por ele nesse mesmo ensejo.

Por fim, Molyneux contou ainda que ao iniciar sua própria companhia, também se viu livre para abraçar novas tendências de mercado e explorar novas tecnologias, algo que nem sempre é possível nas grandes empresas. O designer, porém, afirma que essa liberdade é uma “droga perigosa”, já que os desenvolvedores de jogos podem acabar se sentindo confortáveis demais, revelando informações sigilosas ou, simplesmente, falando bobagem.